Não é novidade que ter domínio do inglês deixou de ser desejável para se tornar um pré-requisito para muitas vagas de emprego. A importância do inglês no meio profissional é tanta que, mesmo quem já trabalha numa mesma empresa há algum tempo, sente-se pressionado a aprender a língua.
A importância do inglês no mercado de trabalho é ainda maior para quem quer conquistar melhores salários. Segundo uma pesquisa feita pela Catho, um profissional que sabe falar inglês fluentemente pode receber entre 47 e 52% a mais do que um que não saiba, dependendo do seu nível hierárquico.
O inglês é a língua de maior influência no mundo. Oficial para mais de 50 países e também de organizações importantes, como a ONU, a OTAN e a NASA, o inglês é a língua da internet, da programação e das redes sociais. Além disso, o idioma sempre pode ser utilizado em viagens por todo o mundo e naturalmente já faz parte do nosso vocabulário, sem percebermos: jeans, happy hour, hot dog, cream cracker, etc.
No mercado de trabalho, isso não é diferente. O inglês não só nos emprestou diversas expressões corporativas (marketing, know how, ombudsman), como também é meio de comunicação padrão na maioria das empresas multinacionais. Até quem trabalha com atendimento em lojas e restaurantes sente a necessidade de aprender inglês, tendo em vista que o Brasil foi o país da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e será o das Olimpíadas. Atualmente, o país também tem sido um destino de viagem muito procurado por turistas devido à desvalorização do real.